Publicado em 30 de junho de 2024 às 12:05
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (CDH-Alepa), presidida pelo deputado Carlos Bordalo, realizou mais uma edição da Caravana de Direitos Humanos nos dias 18 e 21 de junho. As ações foram em Curralinho e São Sebastião da Boa Vista, respectivamente.
Nesta edição, a Caravana conta com o apoio e a parceria da Defensoria Pública da União (DPU), Fundação ParáPaz (Governo do Estado), Centro de Atendimento ao Cidadão da Alepa (CAC), além de parceiros locais: Fetagri, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Curralinho (STTR) e o coletivo de amigos do Leo Arruda. Em São Sebastião da Boa Vista, o apoio conta com os amigos de Roberto Reis e o Centro de Lazer Oliveira Teixeira.
Em ambos os municípios serão ofertados os serviços de emissão de RG, atendimentos de saúde, dentista e assessoria jurídica; e atividades recreativas para as crianças no espaço Acolher, com o ParáPaz. A DPU realizará atendimentos de assessoria sobre benefícios de auxílio, como seguro-defeso, aposentadoria e demais segurados especiais. Em São Sebastião haverá atendimento pediátrico realizado pela médica Mônica Coelho.
Em 2024, a CDH já realizou a caravana no Distrito de Fernandes Belo, em Viseu, Bragança e Tracuateua, totalizando 189 atendimentos com serviços de emissão de documentos da Carteira de Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho; expedição da gratuidade para segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de atendimento jurídico (óbito tardio, divórcio, pensão alimentícia).
Em 2023, foram 14 municípios atendidos, passando desde a região do Sul do Pará (Xinguara, Cumaru do Norte, Redenção) até a região do Nordeste (Tailândia, Mãe do Rio, São Domingos do Capim, Aurora do Pará, Distrito de Canaã em Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, Mocajuba, Igarapé-Miri, Abaetetuba e Capanema), além da capital paraense.