Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã ameaça Israel e EUA

Em abril e outubro, o Irã realizou dois grandes ataques diretos contra Israel.

Publicado em 2 de novembro de 2024 às 14:43

aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã ameaça Israel e EUA
aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã ameaça Israel e EUA Crédito: Reprodução/vosizneias

Neste sábado, 2, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, ameaçou Israel e os Estados Unidos com uma "resposta avassaladora" em resposta aos recentes ataques contra o Irã e seus aliados.

Khamenei se juntou ao grupo de autoridades iranianas que ameaçam realizar um novo ataque contra Israel após a ofensiva de 26 de outubro contra a República Islâmica, que atingiu alvos militares e outros pontos, resultando na morte de pelo menos cinco indivíduos.

"Seja o regime sionista ou os Estados Unidos da América, os inimigos certamente enfrentarão uma reação avassaladora pelo que estão fazendo ao Irã, à nação iraniana e à frente de resistência", afirmou Khamenei em um vídeo divulgado pela mídia oficial iraniana.

O líder supremo não forneceu detalhes sobre a data ou o alcance do ataque. Khamenei, de 85 anos, tinha adotado uma postura mais cautelosa em declarações anteriores, afirmando que as autoridades iriam analisar a reação iraniana e que o ataque de Israel "não deveria ser superestimado nem subestimado". Em abril e outubro, o Irã realizou dois grandes ataques diretos contra Israel.

Os aliados iranianos, referidos como o "Eixo da Resistência" por Teerã, sofreram grandes danos com os ataques de Israel em curso, especialmente o Hezbollah, no Líbano, e o Hamas, na Faixa de Gaza.

O general Mohammad Ali Naini, porta-voz da Guarda Revolucionária do Irã, responsável pelos mísseis capazes de atingir Israel, concedeu uma entrevista à agência Fars pouco antes da publicação das declarações de Khamenei. Ele advertiu que a reação iraniana "será sensata, forte e transcenderá a compreensão do adversário".