Apagão: mais de 6 países da Europa foram afetados e ministro fala em ciberataque

A informação foi dada pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida

Publicado em 28 de abril de 2025 às 09:42

Projeto de lei pode garantir luz gratuita a milhões de brasileiros; entenda como vai funcionar
Projeto de lei pode garantir luz gratuita a milhões de brasileiros; entenda como vai funcionar Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Falta de luz, internet intermitente, falhas de gás e longas filas em caixas eletrônicos e em supermercados provocaram o caos em Portugal e em países vizinhos na manhã desta segunda-feira (28). O apagão, provocado por uma falha no sistema de distribuição de energia elétrica, afetou casas e empresas de Norte a Sul do país e ainda não teve as causas divulgadas.

O ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, não descarta a possibilidade de um ciberataque. Neste momento, o Conselho de Ministros está reunido, após criar o grupo de acompanhamento.

A queda de energia começou por volta das 11h30 - 8h30, horário de Brasília, e levou milhares de pessoas a procurar alimentos, retirar dinheiro e abastecer os carros.

Com mais de 2 horas sem energia elétrica, serviços começaram ser prejudicados, cirurgias comprometidas e telecomunicações em falha.

Na vizinha Espanha, o tráfego ferroviário foi interrompido devido à falha do abastecimento elétrico, que também atinge países como Itália, França, Alemanha, Bélgica, Suíça e até o Marrocos, segundo informações preliminares

Ainda não há informações sobre as causas do apagão ou de ciberataques, como especulou-se, entretanto uma investigação foi aberta para

João Anes, perito em cibersegurança do Observatório de Segurança e Defesa da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, pede que a população tenha calma e não acredite em notícias falsas das redes sociais.