Após 738 dias de cativeiro, Hamas liberta os últimos 20 reféns israelenses vivos

Sete deles já estão sob custódia de Israel, os demais estão sob a guarda da Cruz Vermelha.

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 07:55

O Hamas libertou os últimos 20 reféns israelenses vivos na madrugada desta segunda. 
O Hamas libertou os últimos 20 reféns israelenses vivos na madrugada desta segunda.  Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O Hamas libertou os últimos 20 reféns israelenses vivos na madrugada desta segunda-feira (13). Sete deles já estão sob custódia de Israel, os demais estão sob a guarda da Cruz Vermelha, a quem os reféns foram entregues pelo grupo terrorista.

Eles foram sequestrados por integrantes do Hamas no ataque surpresa de 7 de outubro de 2023 no sul de Israel, que desencadeou a guerra em Gaza.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram em publicação na rede social X, que sete reféns libertados pelo Hamas estão sendo escoltados por soldados e agentes de inteligência no retorno ao país. O grupo será reunido com familiares e passará por exames médicos.

Os reféns serão levados a uma base militar, onde ocorrerá o reencontro com os familiares, antes de serem transportados de helicóptero para hospitais israelenses.

Em nota, os militares israelenses afirmaram que "saúdam e abraçam os reféns em seu caminho de volta para casa". O IDF pediu à população que aja com responsabilidade e sensibilidade, respeitando a privacidade dos libertados.