Argentina recebe ajuda dos EUA em semana decisiva no país

Medida vem para estabilizar a desvalorização da moeda do país vizinho

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 15:29

O presidente dos EUA também declarou apoio à reeleição de Milei, dizendo que o líder argentino precisa de mais um mandato “para completar o trabalho”.
O presidente dos EUA também declarou apoio à reeleição de Milei, dizendo que o líder argentino precisa de mais um mandato “para completar o trabalho”. Crédito: Reprodução

A Argentina recebeu um aporte financeiro de US$20 bilhões (R$108 bilhões) dos EUA, de acordo com informação do banco central local, nesta segunda-feira (20). A ajuda vem com objetivo de retomar o crescimento do país.

O empréstimo tem dois objetivos: frear a inflação no país e aumentar a força do presidente Javier Milei, que terá um passo decisivo para a sua reeleição: no domingo (26), serão realizadas as eleições legislativas no país.

Com baixa reserva de dólar no país e desvalorização da moeda, a dependência econômica da Argentina pelo dólar é grande, em relação ao Brasil. As negociações de bens no país são feitas na moeda americana, a fim de ter uma reserva financeira mais avantajada, em relação ao mercado local.

O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que a ajuda à Argentina é uma “questão de sobrevivência” no país.

A questão financeira vem também um alerta: os peronistas, oposição a Milei venceram na província mais populosa da Argentina, que fica na região da capital Buenos Aires. O resultado é uma mostra do que será a eleição presidencial do país.