Ataque ao aeroporto da Arábia Saudita mata 12 e cancela voos

Junta militar acusa grupo extremista do Iêmen pelo atentado.

Publicado em 10 de outubro de 2026 às 22:01

Ataque é o terceiro em menos de uma semana -
Ataque é o terceiro em menos de uma semana - Crédito: Reprodução. 

Por Rui Guilherme Filho - Belém (PA)

O aeroporto de Riade, capital da Arábia Saudita, foi alvo de uma explosão que matou 12 pessoas e feriu 309 na tarde deste sábado (10). O ataque suspendeu temporariamente a operação deste que é o maior aeroporto do país, sendo o ataque mais letal em um país árabe do Golfo desde o início da guerra dos Estados Unidos e Israel contra o Irã, em fevereiro. 

De acordo com a coalizão militar Saudita, os rebeldes houthis, do Iêmen, apoiados pelo Irã, são os principais responsáveis e prometeu uma resposta firme. Até agora, nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques. 

À agência Reuters, algumas testemunhas relataram ter ouvido uma grande explosão e ver pessoas feridas pelo chão. Até agora, as autoridades sauditas não informaram o balanço oficial sobre as vítimas do ataque. Com o atentado, alguns voos com destino a Riade tiveram que ser cancelados ou desviados para outras cidades. 

O ataque é parte de uma intensificação de vários outros que aconteceram entre os Houthis e os sauditas nos últimos meses, principalmente em um período onde o país recebe diversos eventos importantes sobre energia e investimentos, que segundo os sauditas, irão ser mantidos. O grupo extremista exigiu a autoria de dois anteriores no mesmo aeroporto, que mataram 4 pessoas e danificaram uma aeronave da companhia aérea Saudia. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou aos jornalistas que o governo estadunidense estuda a possibilidade de participar de uma ofensiva contra ou Houthis e que a decisão será tomada após o episódio mais recente.