Ataque russo atinge maternidade e deixa bebês entre os nove feridos na Ucrânia

Bebês e mulheres precisaram de atendimento após explosões causarem pânico no hospital

Publicado em 11 de julho de 2025 às 09:25

Bebês e mulheres precisaram de atendimento após explosões causarem pânico no hospital
Bebês e mulheres precisaram de atendimento após explosões causarem pânico no hospital Crédito: Reprodução 

Um ataque com drones russos provocou pânico na cidade ucraniana de Kharkiv, nesta sexta-feira (11), ao atingir uma maternidade e deixar nove pessoas feridas. Entre os afetados, estão três mulheres e três recém-nascidos que sofreram estresse agudo e precisaram de atendimento médico, segundo autoridades locais.

O bombardeio danificou o prédio do hospital, quebrando janelas e espalhando estilhaços de vidro sobre as camas onde estavam os pacientes. Famílias correram para proteger os bebês, levando-os para abrigos no subsolo.

A ucraniana Oleksandra Lavrynenko estava internada na maternidade, se recuperando do parto, quando tudo aconteceu. “Acordamos com um som muito alto, como um apito. Eu e meu marido levantamos rápido e fomos direto até o nosso filho. Foi nesse momento que ouvimos a explosão e os vidros começaram a se estilhaçar”, relatou. O casal conseguiu levar o pequeno Maksym, de apenas um dia de vida, para um lugar seguro.

“Foi assustador. A adrenalina era tanta que eu nem lembrava que tinha levado pontos do parto. Só agora, aos poucos, estou processando o que aconteceu”, contou Oleksandra.

Além da maternidade, um prédio residencial também foi atingido pelos ataques. A ofensiva faz parte de uma nova onda de bombardeios russos que vem se intensificando nas últimas semanas com o uso de mísseis e drones.

Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia e localizada no nordeste do país, tem sido alvo frequente desde o início da guerra em 2022. Segundo o governador regional Oleh Syniehubov, nas últimas 24 horas, uma pessoa morreu e pelo menos outras cinco ficaram feridas em ataques na região.

Com informações da CNN