Chuvas causam enchentes, deslizamentos e 70 mortes na Índia e no Nepal

Temporais acima da média deixaram feridos, casas danificadas e pessoas desaparecidas em regiões afetadas.

Publicado em 27 de setembro de 2026 às 11:45

Temporais acima da média deixaram feridos, casas danificadas e pessoas desaparecidas em regiões afetadas.
Temporais acima da média deixaram feridos, casas danificadas e pessoas desaparecidas em regiões afetadas. Crédito:  Reprodução/Prakash Nathema/AFP

Fortes chuvas atingiram áreas da Índia e do Nepal nos últimos dias e provocaram enchentes, deslizamentos de terra e danos a estruturas. Até este domingo (27), 70 mortes haviam sido registradas nos dois países, sendo 56 na Índia e 14 no Nepal.

Na Índia, os óbitos ocorreram no estado de Uttar Pradesh, no norte do país. Segundo as autoridades, foram registrados 66,5 milímetros de chuva entre sexta-feira (25) e domingo (27), volume muito acima da média histórica de 7,6 milímetros para o período.

Além das mortes, 46 pessoas ficaram feridas e mais de mil imóveis foram danificados. Equipes de emergência atuam nas áreas atingidas, enquanto autoridades avaliam os prejuízos provocados pelas inundações, inclusive nas plantações.

A forte instabilidade foi associada à passagem de uma área de baixa pressão formada sobre a Baía de Bengala. O sistema avançou pelo território indiano e contribuiu para o aumento das chuvas em Uttar Pradesh. O nível de rios também subiu em diferentes pontos e chegou a ultrapassar marcas de alerta.

No Nepal, os maiores impactos foram registrados em áreas montanhosas, onde a combinação de chuva intensa e neve provocou alagamentos e deslizamentos. Entre os distritos afetados estão Manang, Mustang, Myagdi e Baglung.

Em algumas localidades, o fornecimento de energia foi interrompido e estradas ficaram comprometidas. As autoridades também monitoram os rios diante do risco de novas inundações.

O trabalho das equipes de emergência é prejudicado pelas condições meteorológicas. Em regiões de difícil acesso, estradas foram bloqueadas e a chuva e a neve dificultam o deslocamento por helicóptero.

A situação se agravou neste domingo (27), quando uma avalanche atingiu a região do Himlung Himal, montanha de 7.126 metros localizada no distrito de Manang.

O deslizamento ocorreu próximo ao acampamento-base, em meio à chuva e à forte nevasca. Inicialmente, 14 pessoas foram dadas como desaparecidas. Elas faziam parte de equipes de apoio e grupos envolvidos na preparação de expedições.

Duas vítimas foram encontradas mortas, enquanto as buscas pelos demais desaparecidos seguem condicionadas às condições climáticas. Helicópteros foram mobilizados para auxiliar na operação, mas o mau tempo dificulta o acesso à área.

País ainda enfrenta consequências de tragédia anterior

Os novos episódios acontecem poucas semanas depois de outro desastre de grandes proporções no Nepal. Em 26 de agosto, um rompimento de geleira no Monte Langtang Lirung provocou uma avalanche de gelo e rochas, seguida por uma grande corrente de lama e detritos.

O episódio atingiu áreas próximas à fronteira com a China e deixou mais de 1,4 mil mortos e cerca de 5,7 mil desaparecidos, segundo balanços divulgados posteriormente. Estradas, pontes e estruturas de geração de energia também foram atingidas.

Com a chegada de novas chuvas, as autoridades mantêm equipes mobilizadas para atender as regiões afetadas e acompanhar o nível dos rios. O cenário aumenta a preocupação em locais que ainda enfrentam dificuldades para reconstruir estruturas danificadas pelos desastres anteriores.