Duas Luas? Entenda fenômeno que trará novo satélite temporário para a Terra

Com aproximadamente 10 metros de largura, o 2024 PT5 será capturado pela gravidade da Terra e nos orbitará por cerca de 53 dias.

Publicado em 26 de setembro de 2024 às 11:24

Satélite tem aproximadamente 10 metros de largura - 
Satélite tem aproximadamente 10 metros de largura -  Crédito: Reprodução/Threads

A partir de 29 de setembro, a Terra terá um novo satélite temporário, um asteroide chamado 2024 PT5, descoberto por pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid e descrito no periódico Research of the AAS da Sociedade Americana de Astronomia. Com aproximadamente 10 metros de largura, o 2024 PT5 será capturado pela gravidade da Terra e nos orbitará por cerca de 53 dias, até 25 de novembro, antes de seguir sua rota pelo espaço.

O asteroide foi detectado em 7 de agosto pelo sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), que é operado pela NASA e pela Universidade do Havaí. Telescópios localizados em Sutherland, na África do Sul, permitiram a análise de seu tamanho e trajetória.

Apesar de ser apelidado de "mini lua", o 2024 PT5 não será visível a olho nu devido ao seu tamanho reduzido. Ele faz parte do Cinturão de Asteroides de Arjuna, cujos objetos têm órbitas semelhantes à da Terra em torno do Sol, a uma distância de cerca de 150 milhões de quilômetros.