Ex-presidente do Parlamento da Ucrânia é assassinado a tiros em Lviv

O atirador fugiu e está sendo procurado pelas autoridades.

Publicado em 30 de agosto de 2025 às 10:31

O atirador fugiu e está sendo procurado pelas autoridades.
O atirador fugiu e está sendo procurado pelas autoridades. Crédito: Reprodução 

O ex-presidente do Parlamento ucraniano, Andriy Parubiy, de 54 anos, foi morto a tiros neste sábado (30) na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia. De acordo com o gabinete do procurador-geral, um homem armado disparou várias vezes contra o político, que morreu no local. O atirador fugiu e está sendo procurado pelas autoridades.

Parubiy era deputado e ocupou a presidência do Parlamento entre 2016 e 2019. Antes disso, foi uma das lideranças dos protestos de 2013 e 2014 que defendiam maior aproximação da Ucrânia com a União Europeia. Também atuou como secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional em 2014, no início do conflito no leste do país e durante a anexação da Crimeia pela Rússia.

Apesar da guerra em andamento, as autoridades afirmaram não haver, por enquanto, indícios de que o assassinato esteja diretamente ligado ao conflito com Moscou.

O presidente Volodymyr Zelensky confirmou a morte em publicação no X (antigo Twitter), descrevendo o caso como um “assassinato horrível”. Ele expressou condolências à família e disse que todos os recursos de segurança estão mobilizados para localizar o autor.

O tiroteio aconteceu por volta do meio-dia, segundo a polícia nacional. O prefeito de Lviv, Andriy Sadovyi, declarou que identificar e prender o responsável é prioridade. “Este é um tema de segurança em um país em guerra, onde, como podemos ver, não há lugares totalmente seguros”, escreveu no Telegram.

Com informações do G1