Publicado em 22 de setembro de 2024 às 08:35
Uma trágica explosão em uma mina de carvão na cidade de Tabas, a cerca de 540 quilômetros a sudeste de Teerã, resultou na morte de 51 mineiros neste domingo, 22. Outras 20 pessoas ficaram feridas, de acordo com a agência estatal de notícias do Irã. A suspeita inicial da polícia é que o incidente tenha sido causado por um vazamento de gás metano.
A explosão ocorreu às 21h de sábado (14h30 no horário de Brasília) e afetou dois blocos da mina, operada pela empresa Madanjoo. Estima-se que cerca de 70 trabalhadores estavam no local no momento do acidente. As autoridades estão preocupadas, pois alguns mineiros ainda podem estar presos nos escombros.
As equipes de resgate foram mobilizadas imediatamente após o incidente. O governador da província de South Khorasan, Ali Akbar Rahimi, informou que a operação de resgate no bloco B já foi concluída, com 30 mortes confirmadas entre os 47 trabalhadores que lá estavam. As operações no bloco C ainda estão em andamento, mas a densidade de metano na área dificulta os esforços.
“76% do carvão do país é fornecido por esta região, onde operam cerca de 8 a 10 grandes empresas, incluindo a Madanjoo”, destacou Rahimi em entrevista à TV estatal.
O novo presidente reformista do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para resgatar os trabalhadores presos e apoiar as famílias das vítimas. Ele também anunciou o início de uma investigação para apurar as causas da tragédia.