Forças americanas abatem embarcação e matam quatro em nova ofensiva antidrogas

Ação do U.S. Southern Command atinge embarcação que, segundo o Pentágono, transportava drogas e integrava rota do narcotráfico.

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 07:15

Forças americanas abatem embarcação e matam quatro em nova ofensiva antidrogas
Forças americanas abatem embarcação e matam quatro em nova ofensiva antidrogas Crédito: Reprodução/X/@Southcom 

O Pentágono confirmou nesta quinta-feira (04), que um ataque aéreo da Marinha dos Estados Unidos abateu uma embarcação acusada de traficar drogas nas águas internacionais do Pacífico, resultando na morte de quatro homens.

O alvo teria sido identificado como operado por uma “organização terrorista designada” e estaria navegando por rota conhecida de narcotráfico, segundo o comunicado do U.S. Navy. De acordo com o governo americano, o ataque faz parte de uma ofensiva mais ampla contra o comércio ilícito de entorpecentes iniciada em setembro deste ano.

Com este desfecho, a campanha já contabiliza ao menos 22 ataques desse tipo entre o Caribe e o Pacífico, e pelo menos 87 pessoas teriam morrido no período.

Estratégia e repercussão regional

O ataque desta quinta integra a ofensiva apelidada de Operation Southern Spear, conduzida pelo U.S. Southern Command, que intensificou patrulhas marítimas, vigilância e uso de força contra navios suspeitos de tráfico nas águas da América Latina e Caribe.

Para o governo dos EUA, a medida representa uma guerra contra o narcotráfico e defende que o uso de armamento contra “narco-terroristas” é justificado pela ameaça que os entorpecentes representam. Entre aliados e vizinhos, porém, o movimento tem provocado reações, algumas declarações diplomáticas de repúdio e pedidos de investigação internacional.