Publicado em 7 de maio de 2025 às 11:23
A Igreja Católica Romana é a maior da vertente cristianismo do mundo, uma religião monoteísta que se baseia na crença e nos ensinamentos de Jesus Cristo. São mais de 1 bilhão e 300 milhões de fiéis no mundo. >
A instituição, com sede no Vaticano, possui uma estrutura hierárquica bem definida, com cargos que determinam as funções e responsabilidades nas paróquias ao redor do mundo.>
A estrutura hierárquica é composta por diferentes níveis para preservar a doutrina e a liturgia de maneira padronizada em todo o mundo.>
Como a hierarquia funciona:
>
Papa
O papa é a maior autoridade da Igreja Católica, considerado o sucessor de São Pedro pelos católicos. O pontífice lidera a Igreja, toma decisões doutrinárias, nomeia cardeais e bispos, além de ser o chefe do Estado do Vaticano. Normalmente, o papa fica no cargo até morrer, mas já houve casos raros em que renúncias aconteceram, como em 2013, quando Bento XVI decidiu deixar a função devido a problemas de saúde.
>
Cardeais
Os cardeais ficam em segundo lugar na pirâmide de poder do Vaticano. O título é conferido a alguns bispos, que são os conselheiros imediatos do papa e integram o Colégio de Cardeais. Eles podem comandar arquidioceses ou atuar na Cúria Romana, o órgão administrativo da Igreja Católica.
>
Arcebispos
O arcebispo é quem comanda uma província eclesiástica metropolitana. Ele lidera as chamadas arquidioceses, que são um conjunto de paróquias de um determinado território. Às vezes, uma arquidiocese pode contemplar várias cidades, mas isso depende. A Arquidiocese de São Paulo contempla apenas bairros da capital paulista, porém, a Arquidiocese de Vitória é composta por 15 municípios.
>
Bispos
O bispo tem menos atribuições administrativas e menos poderes que um arcebispo. Ele é um líder religioso de nível regional e responde ao arcebispo. Ao todo, a Igreja tem cerca de 5.300 bispos em todo mundo, segundo dados do Vatican News.
O bispo comanda a diocese, que é uma área geográfica composta por várias paróquias, porém, menores em tamanho e menos relevantes do que uma arquidiocese.
>
Padres
Os padres servem uma paróquia conduzindo missas e administrando sacramentos como o batismo e o casamento. Também cuidam da vida espiritual dos fiéis. Os padres respondem aos bispos. Geralmente, os padres vivem sozinhos. Eles também são conhecidos como sacerdotes.
Mais de um padre pode atuar na mesma paróquia, nesses casos eles são divididos entre pároco, que é o padre responsável pela paróquia, e o vigário, que pode cuidar da igreja na ausência do padre principal. Em todo o mundo, há cerca de 407 mil padres, segundo o Vatican News.
>
Diáconos
Desde 1961, o diácono passou a ser um cargo dentro da hierarquia oficial da Igreja Católica. A função é restrita apenas a homens. Atualmente, existem mais de 49 mil diáconos em todo o mundo.
Há dois tipos de diáconos: os transitórios, que são os aqueles religiosos que estão em fase se preparação para virarem padres; também há os diáconos permanentes, quando cidadãos da comunidade com muita ligação à Igreja e querem permanecer apenas nessa função, sem seguir para o sacerdócio.
A principal função do diácono é ajudar padres e bispos em cerimônias e rituais da Igreja, como preparar a liturgia, batizados e casamentos. Porém, como não são padres, ou seja, sacerdotes, os diáconos não podem rezar missas, realizar unções ou ouvir confissões de fiéis.
Com informações da CNN Brasil>