Jim Lovell, o comandante que transformou desastre em triunfo espacial, morre aos 97 anos

Ícone da missão Apollo 13 e pioneiro da corrida lunar, Lovell faleceu no dia 7 de agosto, e deixa um legado de liderança, coragem e otimismo que ecoa na era Artemis.

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 18:54

Jim Lovell, o comandante que transformou desastre em triunfo espacial, morre aos 97 anos
Jim Lovell, o comandante que transformou desastre em triunfo espacial, morre aos 97 anos Crédito: Reprodução/NASA

O astronauta James A. “Jim” Lovell Jr., veterano de quatro missões espaciais, comandante da célebre Apollo 13 e pioneiro da era lunar, faleceu no dia 7 de agosto de 2025, aos 97 anos, em seu lar em Lake Forest, Illinois, conforme comunicado oficial da NASA.

Lovell entrou para a história quando, em 1970, liderou a missão Apollo 13, destinada a pousar na Lua, que teve de ser abortada após a explosão de um tanque de oxigênio em pleno espaço. Com perícia e sangue-frio, ele transformou o módulo lunar improvisado em um bote salva-vidas e, junto à equipe da Terra, conduziu sua tripulação de volta em segurança após quatro dias de tensão cósmica.

Antes disso, em 1968, Lovell já havia sido parte da histórica Apollo 8, primeira missão tripulada a orbitar a Lua, colocando os EUA à frente na corrida espacial. Ao longo da carreira, acumulou quase 30 dias no espaço, tornando-se um dos astronautas mais experientes da primeira geração da NASA.

Após se aposentar da Marinha e da agência espacial em 1973, Lovell teve êxito no setor privado e colaborou como consultor em produções vinculadas à conquista espacial. Notavelmente, co-autor do livro Lost Moon, que inspirou o filme “Apollo 13” (1995), no qual foi interpretado por Tom Hanks, e até fez uma ponta como capitão do porta-aviões que resgata a tripulação.

A NASA, por meio do administrador interino Sean Duffy, saudou sua trajetória: “Sua integridade e coragem ajudaram nossa nação a chegar à Lua e transformaram uma tragédia potencial em sucesso do qual aprendemos muito”. A família também prestou homenagem emocionada ao “herói que sempre manteve o otimismo, o humor e fez com que todos acreditassem ser possível o impossível”.

Jim Lovell, conhecido pelo apelido carinhoso “Smilin’ Jim”, deixa quatro filhos, além de netos e bisnetos, e um legado indelével de liderança sob pressão, que inspira agora as novas gerações nas missões Artemis rumo à Lua e além.