Jornal iraniano pede prisão do chefe da Agência Nuclear da ONU

O jornal iraniano que fez as acusações é intimamente associado ao líder supremo aiatolá Ali Khamenei.

Publicado em 30 de junho de 2025 às 15:11

Sede da ONU
Sede da ONU Crédito: ONU/Manuel Elias

O chefe da Agência Nuclear da ONU, Rafel Grossi, foi acusado pelo jornal iraniano Kayhan de manter ligações com a agência de inteligência israelense Mossad. O veículo também afirma que Grossi deveria ser julgado e executado como agente de Israel.

O jornal iraniano que fez as acusações é intimamente associado ao líder supremo aiatolá Ali Khamenei. Reino Unido, França e Alemanha denunciaram as ameaças contra Grossi, por meio de um comunicado, nesta segunda-feira (30).

“França, Alemanha e Reino Unido condenam as ameaças contra o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, e reiteram nosso total apoio à agência e ao Diretor-Geral no cumprimento de seu mandato”, afirmaram os Ministérios das Relações Exteriores dos três países, sem especificar quais foram as ameaças.

O embaixador do Irã nas Nações Unidas, Amir Saeid Iravani, negou que houvesse qualquer ameaça contra Grossi.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, disse ao presidente francês, Emmanuel Macron, em um telefonema nesta segunda-feira (30), que os “dois pesos e duas medidas” da agência criaram problemas para a segurança regional e global, informou a mídia estatal iraniana.