Maduro diz que ataque contra ele pode ser 'fim do império americano'

“Digo aos imperialistas e ao meu povo: não ousem”, declarou.

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 16:21

“Digo aos imperialistas e ao meu povo: não ousem”, declarou.
“Digo aos imperialistas e ao meu povo: não ousem”, declarou. Crédito: Reprodução 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reagiu nesta segunda-feira (11) à decisão dos Estados Unidos de dobrar a recompensa por informações que levem à sua prisão. Durante discurso transmitido pela emissora estatal VTV, Maduro afirmou que um ataque contra ele “pode significar o fim do império americano”.

“Digo aos imperialistas e ao meu povo: não ousem”, declarou. O líder venezuelano acrescentou que, no país, até cadetes do primeiro ano recebem formação com “visão anti-imperialista”.

Na última semana, Washington anunciou que o valor oferecido por informações que resultem na captura de Maduro passou de US$ 25 milhões para US$ 50 milhões. O governo americano o acusa de corrupção e narcotráfico, além de considerar “ilegítima” sua vitória nas eleições de julho de 2024.

A oposição afirma ter vencido o pleito e contesta o resultado, apoiada por observadores internacionais. Apesar disso, o Conselho Nacional Eleitoral e o Supremo Tribunal da Venezuela declararam Maduro vencedor, sem, no entanto, divulgar os dados detalhados da apuração.

Maduro está no poder desde 2013 e enfrenta sanções e investigações internacionais, enquanto mantém um discurso de enfrentamento contra os Estados Unidos.

Com informações da CNN