Montagem com Trump em casamento de Paulo Figueiredo gera repercussão nas redes sociais

A cerimônia ocorreu no sábado (29), em Miami, nos Estados Unidos

Publicado em 1 de dezembro de 2025 às 18:24

A cerimônia ocorreu no sábado (29), em Miami, nos Estados Unidos
A cerimônia ocorreu no sábado (29), em Miami, nos Estados Unidos Crédito: Reprodução

Imagens manipuladas digitalmente que mostram o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participando do casamento do comunicador Paulo Figueiredo viralizaram nos últimos dias. A cerimônia ocorreu no sábado (29), em Miami, nos Estados Unidos.

O próprio Figueiredo publicou a montagem em suas redes sociais. Na imagem, Trump aparece ao lado dos noivos. Na legenda, o jornalista escreveu: “Obrigado, @realdonaldtrump, por tirar um tempo para passar aqui e dizer essas palavras gentis. P.S.: os haters vão dizer que é montagem.”

A publicação gerou reações distintas. Parte dos usuários interpretou a imagem como real e acusou o jornalista de divulgar conteúdo falso. Outros entenderam a ironia e passaram a compartilhar montagens semelhantes. Entre as versões difundidas, uma delas foi feita pela juíza Ludmila Lins Grilo, que estava presente no evento.

Verificações independentes apontam que se trata de uma montagem. O site Aos Fatos identificou que a imagem original inclui o mestre de cerimônias do casamento no lugar onde Trump aparece. Também foram levantados elementos que indicam a manipulação digital, como a ausência de registros oficiais da presença do ex-presidente norte-americano, sua agenda no mesmo dia em Palm Beach e inconsistências de proporção entre as figuras.

A rápida disseminação da imagem, com milhares de compartilhamentos em diferentes plataformas, ocorreu ao mesmo tempo, em que o nome da família Figueiredo voltou a circular no noticiário por outra razão. Na sexta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, negou o pedido de emissão de passaporte para Paulo Renato de Oliveira Figueiredo, pai do jornalista, que pretendia viajar aos Estados Unidos para acompanhar o casamento do filho. A decisão está relacionada as execuções de dívidas e não ao processo em que Paulo Figueiredo responde no STF por coação.

O comunicador afirmou que a montagem foi uma brincadeira com seus seguidores e que a própria imagem deixaria isso evidente.