Morre Dikembe Mutombo, da NBA, aos 58 anos nos EUA

Considerado um dos maiores defensores da história da NBA, Dikembe Mutombo faleceu aos 58 anos após lutar contra um câncer no cérebro. O atleta deixou um legado marcado por conquistas e impacto global no basquete.

Publicado em 30 de setembro de 2024 às 14:51

 - Atualizado há 8 dias

Morre Dikembe Mutombo, da NBA, aos 58 anos nos EUA
Morre Dikembe Mutombo, da NBA, aos 58 anos nos EUA Crédito: Reprodução/Instagram

A NBA, principal liga de basquetebol profissional da América do Norte, anunciou nesta segunda-feira, 30, a morte do ex-jogador Dikembe Mutombo, que faleceu aos 58 anos após uma batalha contra um câncer no cérebro.

Mutombo é considerado um dos maiores jogadores defensivo da história da liga. Ele foi selecionado oito vezes para o All-Star Game, venceu o prêmio de Defensor do Ano da NBA por quatro vezes, e, foi introduzido no Hall da Fama do Basquete.

O atleta nasceu e cresceu na República Democrática do Congo e se mudou para os Estados Unidos aos 21 anos. Sua carreira na NBA começou quando foi selecionado como a quarta escolha geral no Draft de 1991 pelo Denver Nuggets. Além dos Nuggets, ele jogou por equipes como Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets.

Dikembe se aposentou das quadras em 2009. O anúncio oficial de seu falecimento foi feito pela NBA por meio do comissário Adam Silver.