O Papa está on! Leão XIV ativa redes sociais

Pontífice optou por manter uma presença ativa nas redes sociais por meio das contas papais oficiais.

Publicado em 13 de maio de 2025 às 14:35

Pontífice optou por manter uma presença ativa nas redes sociais por meio das contas papais oficiais. 
Pontífice optou por manter uma presença ativa nas redes sociais por meio das contas papais oficiais.  Crédito: Reprodução

O papa Leão XIV está on! Nesta terça-feira (13), o Vaticano informou que o pontífice optou por manter uma presença ativa nas redes sociais por meio das contas papais oficiais no X e no Instagram.

A partir de hoje, o Papa herda no X as contas @Pontifex, que já haviam sido usadas por Francisco e, antes dele, por Bento XVI, em nove idiomas (inglês, espanhol, português italiano, francês, alemão, polonês, árabe e latim), atingindo um total de 52 milhões de seguidores.

No Instagram, a conta se chama @Pontifex - Pope Leo XIV, a única conta oficial do Santo Padre na plataforma, em continuidade à conta @Franciscus do Papa Francisco.

O conteúdo publicado na conta @Franciscus permanecerá acessível como arquivo “Ad Memoriam”.

Ainda segundo a equipe de comunicação do Vaticano, o conteúdo publicado pelo Papa Francisco será arquivado em breve em uma seção especial do site institucional da Santa Sé, o vatican.va.

Papas na era digital

A presença dos Papas nas mídias sociais começou em 12 de dezembro de 2012, quando o Papa Bento XVI lançou a conta @Pontifex no Twitter, que foi herdada alguns meses depois pelo Papa Francisco. A esse canal também se juntou, em 19 de março de 2016, uma conta oficial no Instagram, chamada @Franciscus.

A presença do Papa Francisco nas mídias sociais foi significativa: cerca de 50.000 postagens publicadas nas nove contas @Pontifex e em @Franciscus acompanharam quase todos os dias do seu pontificado com mensagens curtas de caráter evangélico ou exortações em favor da paz, da justiça social e do cuidado com a criação, alcançando grande interação, especialmente em tempos difíceis (em 2020, um ano com excepcional devido à pandemia, suas mensagens foram vistas 27 bilhões de vezes).