Papa Leão reúne mais de 1 milhão de jovens em Roma e faz apelo por paz na Ucrânia e em Gaza

O evento, parte do Ano Santo, reuniu católicos de diversas partes do mundo e teve como ponto alto o apelo do pontífice pela paz em zonas de conflito, como Gaza e Ucrânia.

Publicado em 3 de agosto de 2025 às 19:39

O evento, parte do Ano Santo, reuniu católicos de diversas partes do mundo e teve como ponto alto o apelo do pontífice pela paz em zonas de conflito, como Gaza e Ucrânia.
O evento, parte do Ano Santo, reuniu católicos de diversas partes do mundo e teve como ponto alto o apelo do pontífice pela paz em zonas de conflito, como Gaza e Ucrânia. Crédito: Divulgação/Vaticano

Mais de um milhão de jovens se reuniram neste domingo (3) em Roma, na Itália, para participar da missa campal conduzida pelo Papa Leão XIV, que marcou o encerramento do “Jubileu dos Jovens”. O evento, parte do Ano Santo, reuniu católicos de diversas partes do mundo e teve como ponto alto o apelo do pontífice pela paz em zonas de conflito, como Gaza e Ucrânia.

Durante a homilia, o papa, de 69 anos, falou diretamente aos jovens sobre a busca por sentido e felicidade, encorajando-os a não se conformarem com a mediocridade. “Aspirem à santidade onde estiverem. Continuem caminhando com alegria, seguindo os passos do Salvador. Contagiem o mundo com sua fé e entusiasmo”, disse.

Em inglês, durante a oração do Ângelus, Leão XIV expressou solidariedade à juventude que vive em meio a guerras. “Estamos ao lado dos jovens de Gaza, da Ucrânia e de todas as nações marcadas pela violência. Vocês são o sinal de que um mundo diferente é possível — um mundo onde os conflitos são resolvidos com diálogo, não com armas”, declarou.

A celebração foi o ponto final de uma semana intensa de atividades religiosas, que incluiu uma grande vigília realizada em um espaço aberto nos arredores de Roma. O evento reforçou a mensagem de esperança, fraternidade e compromisso da Igreja com as novas gerações.

Com informações do Metrópoles