Papa Leão XIV completa 70 anos e agradece fiéis na Praça de São Pedro

“Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje completo 70 anos”, disse o pontífice em tom descontraído

Publicado em 14 de setembro de 2025 às 11:10

“Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje completo 70 anos”, disse o pontífice em tom descontraído
“Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje completo 70 anos”, disse o pontífice em tom descontraído Crédito: Vaticano News

Neste domingo, o papa Leão XIV comemorou seu 70º aniversário e agradeceu às mensagens de felicitações recebidas, após rezar o Angelus diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

“Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje completo 70 anos”, disse o pontífice em tom descontraído, enquanto observava da janela do Palácio Apostólico as faixas com votos de feliz aniversário espalhadas pela praça do Vaticano.

“Agradeço ao Senhor, agradeço aos meus pais e a todos que se lembraram de mim em oração”, declarou Leão XIV, enquanto uma banda presente no local entoava a canção de “Parabéns a Você”.

Nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, o papa celebra neste domingo seu primeiro aniversário à frente da Santa Sé, embora tradicionalmente comemore o dia de seu nome. A ocasião atraiu milhares de fiéis à Praça de São Pedro, ansiosos para vê-lo pela janela do Palácio durante a oração do Angelus mariano.

Entre a multidão, destacou-se uma grande representação da comunidade peruana em Roma, já que o pontífice também possui nacionalidade peruana devido aos anos em que atuou como missionário e bispo no país. Uma faixa com as cores da bandeira do Peru — vermelho e branco — foi exibida na praça, com os dizeres “Feliz Aniversário”, enviada pela cidade de Monsefu, na província de Chiclayo, onde Leão XIV foi bispo.

Após a oração do Angelus, o pontífice saudou diversas entidades presentes, incluindo os membros da associação religiosa Jesús Nazareno Cautivo de Monsefú, representando sua terra natal.