Prefeito mexicano se casa com jacaré em ritual tradicional; assista

O casamento do prefeito com o jacaré é tratado como um evento social importante, realizado como uma forma de atrair boas colheitas, uma pesca abundante, com a oportunidade de conectar o homem com a natureza.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 1 de julho de 2025 às 12:46

Prefeito mexicano se casa com jacaré, em ritual tradicional.
Prefeito mexicano se casa com jacaré, em ritual tradicional. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Há mais de 230 anos, a cidade de San Pedro Huamelula, localizada no México, mantém uma tradição onde, todos os anos, o prefeito do local se casa com um jacaré-fêmea. Nesta segunda-feira (30), foi a vez do atual prefeito, que se casou com o animal com direito a música, danças e a participação da comunidade local. Prefeito mexicano se casa com jacaré, em ritual tradicional.

Em um ritual indígena, para a cerimônia, o animal é vestido de noiva e tratado como uma divindade. Como em um casamento "normal", o ritual conta até mesmo com um beijo simbólico entre o prefeito da cidade e a jacaré para selar a união. A boca do animal é presa com uma corda, para garantir que não fosse o último beijo do noivo.

O casamento do prefeito com o jacaré é tratado como um evento social importante, realizado como uma forma de atrair boas colheitas, uma pesca abundante, com a oportunidade de conectar o homem com a natureza. Eles explicam que o casamento entre um homem e o animal comemora o dia em que dois grupos indígenas rivais se uniram em paz por meio de um casamento.

A lenda diz que atritos foram superados quando um rei Chontal, encarnado nos tempos modernos pelo prefeito, casou-se com uma princesa do grupo indígena Huave –representada pelo jacaré-fêmea.