Rússia ataca Kiev com mísseis e drones e deixa feridos

Bombardeio atingiu áreas residenciais da capital ucraniana e ocorreu um dia antes de encontro entre Zelensky e Donald Trump.

Publicado em 27 de dezembro de 2025 às 10:38

Ataque russo aconteceu na madrigada deste sábado - 
Ataque russo aconteceu na madrigada deste sábado -  Crédito: Redes sociais

A capital da Ucrânia, Kiev, foi alvo de um ataque russo com mísseis e drones na madrugada deste sábado (27), deixando ao menos 11 pessoas feridas, segundo autoridades locais. A ofensiva ocorreu a menos de 24 horas de negociações previstas entre a Ucrânia e os Estados Unidos, que buscam avançar em uma solução para a guerra iniciada em 2022.

Moradores relataram uma sequência de explosões durante horas, ainda na madrugada pelo horário de Brasília, enquanto mísseis balísticos e drones atingiam diferentes regiões da cidade. De acordo com o chefe da Administração Militar de Kiev, Tymur Tkachenko, sete locais distintos foram atingidos, entre eles áreas residenciais. Entre os feridos está um adolescente de 16 anos.

Um dos pontos mais afetados foi o distrito de Dnipro, onde um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio residencial de 18 andares, exigindo a mobilização de equipes de emergência. No distrito de Darnytsia, outro edifício, com 24 pavimentos, também foi atingido. Incêndios adicionais foram registrados nos distritos de Obolonsky e Holosivsky.

Além da capital, a região metropolitana de Kiev também sofreu impactos. Segundo o Serviço de Emergência da Ucrânia, prédios industriais e residenciais foram danificados. Na cidade de Vyshhorod, equipes de resgate conseguiram salvar uma pessoa que estava sob os escombros de uma casa destruída pelo ataque.

O bombardeio acontece enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se prepara para se reunir no domingo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com Zelensky, o encontro deve abordar temas sensíveis como garantias de segurança e disputas territoriais nas regiões de Donetsk e Zaporizhzhia, em meio às tentativas de avançar em negociações para o fim do conflito.