Rússia pode ter desativado GPS de avião de chefe de União Europeia em pleno ar

Porta-voz da EU informou que a Rússia descartou a interferência no sistema do avião

Publicado em 1 de setembro de 2025 às 11:19

(Chefe e presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen)
(Chefe e presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen) Crédito: Redes Sociais - Instagram - @ursulavonderleyen

O jornal britânico 'Financial Times' divulgou que o avião que estava embarcada Ursula von der Leyen, chefe e presidente da Comissão Europeia, teve seu sistema de GPS desativado em pleno ar. A interferência no sistema obrigou os pilotos aterrissarem a aeronave utilizando mapas de papel.

Conforme os tripulantes, o sistema de GPS do avião foi bloqueado a caminho da Bulgária, no domingo (31). Para a imprensa, a porta-voz da EU disse nesta- segunda-feira (1º), que há suspeita de interferência russa. Em contrapartida, a Rússia negou tal informação e descartou a interferência no sistema do avião.

De acordo com a informação do jornal britânico "Financial Times", a aeronave perdeu os sistemas de navegação ao se aproximar do aeroporto de Plovdiv, 2ª maior cidade do país, e os pilotos tiveram que aterrissar após uma hora circulando o local.

Ursula von der Leyen é uma das autoridades europeias contra ao governo de Vladimir Putin e as ameaças que o governo russo representa à UE. No último final de semana, a chefe do bloco chamou o presidente Putin, de um predador. "Putin é um predador e só pode ser contido com forte coerção", disse em pronunciamento conjunto com o premiê polonês, Donald Tusk.