Publicado em 10 de maio de 2025 às 21:42
Um sacerdote brasileiro regeu o coral que se apresentou na primeira missa do papa Leão XIV. Monsenhor Marcos Pavan foi nomeado pelo papa Francisco, em 2019, e é o atual diretor musical da Capela Musical Pontifícia, conhecida como Capela Sistina. O ato litúrgico ocorreu, na sexta-feira (09), no Vaticano, na Itália. >
Natural de São Paulo, Pavan tem duas formações musicais: técnica vocal, obtida na capital paulista, e canto gregoriano, em Nova York. Atuou no Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo. Além da formação musical, é graduado em direito pela USP e em teologia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino.
>
Segundo o Vatican News, foi certamente a sólida formação artística e musical de Pavan - os seus estudos de piano e teoria musical, de técnica vocal e canto gregoriano, de direção de coral, bem como a sua atividade como concertista, junto com gravações para rádio e televisão - que levou o sacerdote brasileiro a fazer parte da Capela Sistina já em 1998, primeiro como assistente dos Pueri Cantores, e depois a partir de 10 de julho de 2019 como diretor interino.
>