Starlink cresce e leva plano de Elon Musk para além da Terra

Rede de satélites da SpaceX já é a maior do mundo e promete internet global até para celulares comuns

Publicado em 25 de dezembro de 2025 às 13:55

Rede de satélites da SpaceX já é a maior do mundo e promete internet global até para celulares comuns
Rede de satélites da SpaceX já é a maior do mundo e promete internet global até para celulares comuns Crédito: Reprodução

O plano de Elon Musk para conectar o planeta inteiro já está em pleno funcionamento no espaço. A SpaceX avança na construção da Starlink, uma gigantesca rede de satélites em órbita da Terra que já se tornou o maior sistema do tipo criado pela humanidade.

Em outubro de 2025, a empresa alcançou um marco histórico ao lançar o satélite de número 10 mil da Starlink. Hoje, mais de 8.600 unidades estão ativas, oferecendo internet de alta velocidade em dezenas de países. A SpaceX tem autorização para operar até 12 mil satélites e já pediu aval para expandir a constelação para até 42 mil.

O sistema funciona em órbita baixa, o que reduz significativamente o tempo de resposta da conexão e melhora a experiência do usuário. A próxima geração, chamada Starlink V3, promete ser maior e até 15 vezes mais eficiente do que os modelos anteriores.

O passo seguinte do projeto é ainda mais ambicioso. A partir de 2026, a Starlink Direct to Cell deve permitir que celulares comuns se conectem diretamente aos satélites, primeiro por mensagens de texto e, depois, por chamadas e uso de dados. Na prática, a tecnologia pode acabar com as áreas sem sinal no planeta.

Além disso, um possível lançamento de ações da SpaceX está no radar. A expectativa é que a operação arrecade bilhões de dólares, recursos que podem financiar desde novos data centers espaciais até missões à Lua, a Marte e parcerias globais que ampliem ainda mais a presença da empresa fora da Terra.