Tensão entre EUA e Rússia aumenta após ameaça com arma nuclear ‘Mão Morta’

A declaração veio após uma série de trocas de farpas entre Trump e o ex-presidente russo Dmitri Medvedev

Publicado em 2 de agosto de 2025 às 12:01

A declaração veio após uma série de trocas de farpas entre Trump e o ex-presidente russo Dmitri Medvedev
A declaração veio após uma série de trocas de farpas entre Trump e o ex-presidente russo Dmitri Medvedev Crédito: Reprodução 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a movimentação de submarinos nucleares após ameaças feitas por autoridades russas envolvendo a “Mão Morta”, um sistema de retaliação nuclear desenvolvido na Guerra Fria.

A declaração veio após uma série de trocas de farpas entre Trump e o ex-presidente russo Dmitri Medvedev. Trump havia dado um prazo de dez dias para a Rússia aceitar um cessar-fogo com a Ucrânia, sob ameaça de novas sanções. Em resposta, Medvedev mencionou o sistema nuclear como um alerta ao americano.

Conhecido também como “Perimetr”, o sistema Mão Morta foi criado nos anos 1980 para garantir uma resposta nuclear automática em caso de ataque que elimine a liderança russa. Sensores detectam explosões nucleares e, se não houver resposta de autoridades russas, o sistema pode disparar mísseis automaticamente contra o inimigo, por isso o apelido de “arma apocalíptica”.

Embora sua existência nunca tenha sido oficialmente confirmada, agências de inteligência acreditam que o sistema ainda está ativo e pode ter sido modernizado ao longo dos anos.

Com informações do G1