Publicado em 20 de maio de 2025 às 13:31
Um teste de rastreamento ocular inovador, promete detectar sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em bebês, em somente 15 minutos. Conforme os cientistas, a precisão é de 80%, especialmente em casos de alta necessidade de suporte. A ferramenta foi aprovada em janeiro nos Estados Unidos e desenvolvida por pesquisadores da universidade Emory.
>
O grande objetivo é antecipar diagnósticos, permitindo que crianças recebam apoio e intervenções em fases cruciais de seu desenvolvimento. "A maioria dos pais de crianças com autismo relata ter tido preocupações antes do segundo aniversário, mas a idade média de um diagnóstico nos EUA é de 4 a 5 anos", destaca Jones, ressaltando a urgência de um método mais rápido.
>
O exame é indicado para bebês entre 16 e 30 meses. As crianças assistem a vídeos curtos enquanto câmeras de alta tecnologia monitoram o movimento de seus olhos. O sistema analisa em tempo real os padrões de atenção, comparando reações típicas e atípicas. Ami Klin explica que a maneira como crianças com autismo reagem aos vídeos.
>