Trump afirma que Camboja e Tailândia concordaram em buscar cessar-fogo imediato

Ex-presidente dos EUA disse ter intermediado conversas entre os líderes asiáticos para conter escalada de conflito na fronteira.

Publicado em 26 de julho de 2025 às 16:02

Reprodução 
Reprodução  Crédito: Estadão 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (26), em publicações no Truth Social, que intermediou uma conversa entre os líderes do Camboja e da Tailândia, e que ambos concordaram em buscar um cessar-fogo imediato e a retomada do diálogo pela paz.

Segundo Trump, o primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, e o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai, aceitaram a proposta de interromper os confrontos e iniciar negociações com apoio dos EUA.

“Estou tentando simplificar uma situação complexa! Muitas pessoas estão sendo mortas nesta guerra, mas isso me lembra muito o conflito entre o Paquistão e a Índia, que foi interrompido com sucesso”, escreveu Trump em uma das três postagens.

Em outro trecho, ele afirmou que teria alertado os dois líderes de que não faria acordos comerciais com países em conflito. “Eles concordaram em se reunir imediatamente e trabalhar rapidamente para estabelecer um cessar-fogo e, finalmente, a PAZ!”, destacou.

Trump ainda afirmou que ambos demonstraram interesse em retomar relações com os Estados Unidos e se comprometeram com a estabilidade na região. “Foi uma honra lidar com ambos os países. Esperamos que eles se entendam por muitos anos. Quando tudo estiver resolvido, estou ansioso para concluir nossos acordos comerciais com ambos”, escreveu o ex-presidente.

Conflito recente

As tensões entre Camboja e Tailândia voltaram a escalar em maio, após a morte de um soldado cambojano durante um confronto na região de fronteira. A situação se agravou na última quarta-feira (24), quando um soldado tailandês perdeu a perna após a explosão de uma mina terrestre.

Em resposta, o governo tailandês expulsou o embaixador cambojano e também ordenou o retorno do seu representante diplomático em Phnom Penh.