Trump anuncia tarifa extra de 10% para países alinhados ao Brics

Presidente dos EUA ameaça impor sobretaxa a nações que adotarem políticas do bloco econômico durante cúpula no Rio de Janeiro.

Publicado em 7 de julho de 2025 às 07:42

Reprodução
Reprodução Crédito: Agência Brasil 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo (06) a intenção de aplicar uma tarifa adicional de 10% sobre produtos importados de “qualquer país que se alinhar às políticas do Brics”, grupo econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que está reunido no Rio de Janeiro até esta segunda-feira (07).

Até o momento, Trump não detalhou quais países seriam especificamente afetados pela medida nem explicou claramente a que “políticas antiamericanas” ele se referia em sua declaração nas redes sociais.

Anteriormente, o Brics divulgou a “Declaração do Rio de Janeiro”, documento que reforça a defesa do multilateralismo e do respeito ao direito internacional, além de rejeitar ações unilaterais que fragilizem o sistema global. O texto não menciona diretamente os Estados Unidos ou as tarifas propostas por Trump.

No documento, os líderes do bloco abordaram ainda temas ligados à segurança internacional, condenando ataques recentes contra o Irã e a Rússia — membro permanente do Conselho de Segurança da ONU — mas sem citar agressões contra a Ucrânia. Também reafirmaram apoio à solução de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina, defendendo a criação de um Estado palestino dentro das fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como capital.

A declaração, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, reforça o compromisso do grupo com soluções pacíficas, diplomáticas e fundamentadas no direito internacional.