Trump autoriza ações secretas da CIA contra Maduro, diz jornal

Embora não haja confirmação de que Trump tenha ordenado as operações, o jornal aponta que, nos últimos meses de seu governo, os EUA reforçaram a presença militar no Caribe.

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 18:56

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos -
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Crédito: Instagram/The White House

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria autorizado a CIA a realizar operações secretas e letais na Venezuela para tentar derrubar o governo de Nicolás Maduro, segundo o jornal The New York Times.

A reportagem afirma que a medida permitiria à agência de espionagem agir sozinha ou junto com o Exército americano em uma possível ofensiva militar.

Embora não haja confirmação de que Trump tenha ordenado as operações, o jornal aponta que, nos últimos meses de seu governo, os EUA reforçaram a presença militar no Caribe, com cerca de 10 mil soldados, oito navios de guerra e um submarino próximos à Venezuela.

O New York Times também cita que Washington avalia autorizar bombardeios em território venezuelano, o que poderia levar a uma guerra aberta.

O governo americano justifica as ações como parte de uma campanha contra o narcotráfico, mas analistas lembram que a CIA tem histórico de interferências políticas na América Latina, incluindo apoio ao golpe que derrubou João Goulart no Brasil, em 1964.