Trump culpa democratas por tiroteios em Minnesota e critica políticas de imigração

Presidente associa mortes recentes a decisões de estados e cidades governados pela oposição

Publicado em 26 de janeiro de 2026 às 15:47

Presidente associa mortes recentes a decisões de estados e cidades governados pela oposição
Presidente associa mortes recentes a decisões de estados e cidades governados pela oposição Crédito: Reprodução

No domingo (25), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsabilizou líderes democratas pelos recentes tiroteios fatais envolvendo agentes federais em Minnesota e voltou a atacar as políticas de imigração adotadas por estados e cidades governados pela oposição.

Em uma publicação nas redes sociais, Trump criticou duramente a gestão do ex-presidente Joe Biden e afirmou que a atuação de governos democratas em Minnesota e Minneapolis teria criado um ambiente de insegurança. Segundo ele, as mortes de Renee Good e Alex Pretti seriam consequência direta do que chamou de “liderança fracassada” e da falta de cooperação com o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA.

O presidente voltou a condenar as chamadas políticas de cidades santuário e acusou autoridades locais de dificultarem operações federais. Trump também apresentou uma série de exigências, entre elas o reforço da colaboração entre forças de segurança estaduais e federais, a entrega de imigrantes em situação irregular detidos e o fim de medidas que limitem a atuação do ICE.