Trump diz que Maduro está com os dias contados e reforça tensão entre EUA e Venezuela

Envio de porta-aviões ao Caribe e autorização para ações da CIA ampliam clima de confronto na região

Publicado em 3 de novembro de 2025 às 15:53

Envio de porta-aviões ao Caribe e autorização para ações da CIA ampliam clima de confronto na região
Envio de porta-aviões ao Caribe e autorização para ações da CIA ampliam clima de confronto na região Crédito: Reprodução 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (2) que o líder venezuelano Nicolás Maduro “está com os dias contados” no comando da Venezuela. A afirmação foi feita durante entrevista à emissora CBS News, em meio à crescente escalada de tensões entre Washington e Caracas.

Segundo Trump, o governo venezuelano tem “tratado muito mal” os Estados Unidos. “Eles despejaram centenas de milhares de pessoas em nosso país que não queríamos, pessoas das prisões. Eles esvaziaram suas prisões e mandaram para cá”, afirmou o republicano, ao justificar medidas mais duras contra o regime chavista.

O comentário ocorreu logo após o Departamento de Defesa norte-americano confirmar o envio do porta-aviões Gerald R. Ford, o maior do mundo em operação, para o Caribe, em uma área próxima às costas da Venezuela. A embarcação lidera um grupo de ataque naval que inclui destróieres e cruzadores, somando-se a outras forças posicionadas em Porto Rico.

Fontes próximas ao governo norte-americano informaram ainda que Trump autorizou a CIA a realizar “ações letais” em território venezuelano, intensificando o cenário de confronto direto.

Questionado se a permanência de Maduro no poder estava próxima do fim, o presidente dos EUA respondeu:

“Eu diria que sim. Acho que sim.”

As declarações e os recentes movimentos militares reforçam o clima de instabilidade na região, reacendendo o debate sobre uma possível intervenção norte-americana na Venezuela.

Com informações do Metrópoles