Trump diz que vai reduzir tarifas a países que abrirem mercado aos EUA

A declaração foi publicada na rede Truth Social, após o anúncio de um novo acordo entre os EUA e o Japão.

Publicado em 23 de julho de 2025 às 12:49

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos Crédito: Reprodução - Redes Sociais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (23/7) que só irá reduzir tarifas comerciais de países que abrirem seus mercados aos produtos norte-americanos. A declaração foi publicada na rede Truth Social, após o anúncio de um novo acordo entre os EUA e o Japão.

“Só reduzirei as tarifas se um país concordar em abrir seu mercado. Caso contrário, tarifas muito altas!”, escreveu Trump. “Os mercados do Japão estão abertos (pela primeira vez). Os negócios nos EUA vão crescer.”

O acordo com o Japão prevê a redução de tarifas de 25% para 15% em troca da ampliação das importações de produtos norte-americanos, como carros, caminhões, arroz e produtos agrícolas. Segundo Trump, essa abertura impulsionará a economia dos EUA, com geração de empregos, aumento da renda e retorno da manufatura ao país.

Ele também destacou que o pacto inclui investimentos japoneses estimados em US$ 550 bilhões, sendo que, segundo ele, 90% desse montante devem beneficiar diretamente os Estados Unidos.

“O mercado aberto do Japão pode ser tão lucrativo quanto as próprias tarifas, mas isso só foi possível graças ao poder tarifário”, completou.

A fala marca mais um capítulo na política comercial de Trump. Embora inicialmente tenha adotado uma postura agressiva em relação a tarifas, o presidente vem demonstrando disposição para negociar acordos bilaterais. Em outro exemplo recente, ele anunciou a redução de tarifas sobre produtos das Filipinas, de 20% para 19%, após reunião com o presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., na Casa Branca.

Com informações do Metrópoles