Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir guerra na Ucrânia e relação EUA-Rússia

É o primeiro encontro presencial dos presidentes após o retorno de Trump à Casa Branca

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 07:44

É o primeiro encontro presencial dos presidentes após o retorno de Trump à Casa Branca
É o primeiro encontro presencial dos presidentes após o retorno de Trump à Casa Branca Crédito: Reprodução 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúnem nesta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca, no primeiro encontro presencial desde o retorno de Trump à Casa Branca. A reunião, restrita aos dois líderes e seus intérpretes, começa às 16h30 (horário de Brasília), seguida de almoço entre delegações e coletiva de imprensa às 20h30.

Trump afirma que busca avançar para o fim da guerra na Ucrânia e, se houver progresso, pretende propor um encontro com Putin e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O republicano também advertiu Moscou sobre “consequências severas” caso não haja acordo. A Casa Branca classificou o encontro como um “exercício de escuta”, e informou que o convite partiu do Kremlin após ameaças de novas sanções.

Já a Rússia indica que a agenda vai além do conflito, incluindo cooperação econômica, tecnológica e espacial. Putin também quer discutir um novo tratado de controle de armas nucleares, já que o atual expira em 2026.

O encontro ocorre no Alasca por razões logísticas e históricas: é o território americano mais próximo da Rússia, foi parte do Império Russo até 1867 e abriga uma base militar estratégica. Além disso, os EUA não reconhecem o mandado de prisão internacional contra Putin, garantindo que ele possa viajar sem risco de detenção.

Com informações da CNN