Trump impõe tarifa de 35% sobre produtos do Canadá e diz que país facilita entrada de drogas nos EUA

A nova tarifa entrará em vigor no dia 1º de agosto, assim como a taxa de 50% imposta recentemente ao Brasil.

Publicado em 11 de julho de 2025 às 08:08

A nova tarifa entrará em vigor no dia 1º de agosto, assim como a taxa de 50% imposta recentemente ao Brasil.
A nova tarifa entrará em vigor no dia 1º de agosto, assim como a taxa de 50% imposta recentemente ao Brasil. Crédito: Governo dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (10) uma nova tarifa de 35% sobre produtos importados do Canadá. A medida, segundo ele, é uma resposta à suposta falha do governo canadense em conter o fluxo de drogas para o território norte-americano.

O anúncio foi feito pela rede social Truth e também formalizado em carta enviada ao primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. A nova tarifa entrará em vigor no dia 1º de agosto, assim como a taxa de 50% imposta recentemente ao Brasil.

Trump já havia usado esse argumento em janeiro, quando estabeleceu tarifas de 25% sobre produtos canadenses. Agora, elevou a taxação e deixou claro que, se o Canadá responder com medidas retaliatórias, os Estados Unidos também aumentarão as tarifas em contrapartida.

Segundo o presidente, caso o governo canadense colabore com Washington para impedir a entrada de entorpecentes no país, as taxas poderão ser revistas.

Até o momento, 22 países, entre eles o Brasil, receberam cartas semelhantes de Trump, comunicando a imposição unilateral de tarifas de importação.

Com informações do Metrópoles