Vaso sanitário de ouro impressiona ao ser arrematado por 64 milhões de reais

Obra funcional do artista Maurizio Cattelan agora pertence ao Ripley’s Believe It or Not!, que promete explorar a experiência dos visitantes de maneira inusitada

Publicado em 20 de novembro de 2025 às 22:49

Peça foi leiloada por 12 milhões de dólares -
Peça foi leiloada por 12 milhões de dólares - Crédito: Instagram/@ripleysbelieveitornot

Um vaso sanitário feito inteiramente de ouro maciço foi vendido em leilão por impressionantes US$ 12,1 milhões (cerca de R$ 64 milhões), chamando atenção pelo seu peso artístico e histórico.

A obra, criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan, pesa mais de 100 kg e é totalmente funcional, ou seja, pode ser usada como um banheiro comum.

O comprador foi o Ripley’s Believe It or Not!, rede de museus conhecida por abrigar itens inusitados e raros. Segundo a franquia, o vaso faz parte de uma coleção que pretende envolver o público de formas criativas, inclusive com a possibilidade de visitantes “sentarem no trono definitivo”.

Essa é a segunda unidade da obra. A primeira versão ganhou notoriedade quando foi instalada no Guggenheim, em Nova York, em 2016, mas acabou roubada de um palácio no interior da Inglaterra três anos depois, aumentando o fascínio em torno da criação.