Veja como é avião que fará voo mais longo do mundo

Aeronave da Airbus promete voos de até 22 horas e redefine padrões de alcance e conforto na aviação mundial

Publicado em 7 de dezembro de 2025 às 10:38

Companhia australiana prepara avião para 22 horas de voo e desafia limites da aviação mundial
Companhia australiana prepara avião para 22 horas de voo e desafia limites da aviação mundial Crédito: Divulgação/Qantas

Uma companhia aérea da Austrália chamou atenção ao anunciar que terá uma aeronave capaz de realizar voos de até 22 horas sem paradas. O modelo A350-1000ULR está sendo desenvolvido pela Airbus e deve assumir o posto de voo mais longo do mundo.

Atualmente, a rota mais extensa é operada pela Singapore Airlines entre Singapura e Nova York. Os passageiros passam quase 19 horas no ar a bordo do Airbus A350-900ULR, segundo ranking da FlightRadar24, plataforma especializada no setor aéreo.

Essas viagens são classificadas como rotas ultralongas. A categoria ULR reúne aviões adaptados para permanecer no ar por períodos superiores a 13 horas. O escritor e consultor internacional de aviação Gianfranco Panda Beting, que já realizou o trajeto mais longo do mundo, explica que a principal diferença desses modelos não está no motor ou no tamanho, mas na configuração interna.

Para conseguir voar mais longe, esses aviões levam menos passageiros e bagagens, o que reduz o peso total e diminui o consumo de combustível. O A350 usado pela Singapore Airlines, por exemplo, transporta 161 passageiros, enquanto a versão tradicional desse modelo pode levar até 253 pessoas. A redução de assentos também libera espaço para tanques maiores que armazenam mais combustível.

Outro fator marcante é o foco no conforto. As aeronaves voltadas para longas distâncias costumam ter mais poltronas na classe executiva e espaços para circulação, alongamento e descanso, utilizados pelos passageiros durante o voo. Em rotas como a de Singapura a Nova York, não há classe econômica tradicional, apenas executiva e econômica premium.

Esses diferenciais influenciam no preço das passagens, que podem chegar a quase 45 mil reais por trecho.

Os números ilustram bem as diferenças entre os modelos. A versão tradicional do A350-900 operada pela Singapore Airlines tem 253 assentos, sendo 42 executiva, 24 econômica premium e 187 econômica. Já o A350-900ULR, adaptado para viagens longas, oferece 161 lugares, distribuídos entre 67 executiva e 94 econômica premium.

A capacidade de combustível também muda. O A350-900 tradicional comporta 110 toneladas, enquanto a versão ULR chega a 130 toneladas. No alcance, a diferença avança de 15.750 quilômetros para 18 mil quilômetros.

Com o novo projeto australiano, a disputa por voos mais longos ganha um novo capítulo e promete alterar a experiência de viagens internacionais de ultralonga duração.