Venezuela solicita apoio das Nações Unidas em meio à tensão contra os EUA

Crise entre os dois países se intensificou após Trump enviar navios para costa venezuelana prometendo atacar os cartéis de drogas

Publicado em 27 de agosto de 2025 às 09:24

(Nicolás Maduro, presidente da Venezuela)
(Nicolás Maduro, presidente da Venezuela) Crédito: Redes Sociais/Instagram/@nicolasmaduro

O Governo de Nicolás Maduro solicitou apoio ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nessa terça-feira (26). Existe uma crescente tensão na costa venezuelana desde que os Estados Unidos enviaram navios de guerra e todo aparato bélico para atacar os cartéis de drogas.

Além disso, a crise vem avançando e piorou nas últimas semanas, após Washington acusar formalmente o ditador venezuelano Nicolás Maduro de liderar um cartel de drogas.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, respondeu a solicitação e informou por meio de um comunicado nas suas redes sociais que fez o pedido de apoio durante uma reunião com o coordenador residente da ONU na Venezuela, Gianluca Rampolla.

“Solicitamos o apoio do secretário-geral da ONU, António Guterres, para restaurar o bom senso”, disse Gil, acrescentando que, para a Venezuela, o envio de unidades militares dos Estados Unidos a águas caribenhas suscita “preocupações” porque representa um ataque “contra a paz”.