Publicado em 9 de setembro de 2024 às 07:38
O supertufão Yagi, a tempestade mais potente da Ásia neste ano, causou uma tragédia no norte do Vietnã, com pelo menos 35 mortos e 24 pessoas desaparecidas, de acordo com a agência de gerenciamento de desastres do país. O tufão atingiu a costa nordeste vietnamita no sábado, 7, e, embora tenha perdido força e sido rebaixado a uma depressão tropical no domingo, 8, os impactos ainda são severos.
As autoridades locais alertam sobre os riscos contínuos de inundações e deslizamentos de terra ao longo desta segunda-feira. O tufão gerou chuvas torrenciais e ventos fortes que provocaram deslizamentos de terra e inundações extensas, afetando gravemente a infraestrutura da região.
A tempestade interrompeu a atividade econômica em centros industriais vitais, como Haiphong, uma cidade costeira de 2 milhões de habitantes, onde fábricas e parques industriais enfrentaram sérios problemas. Gerentes e trabalhadores relataram falta de eletricidade e danos significativos às instalações, incluindo telhados de metal arrancados pelo vento. A ponte de médio porte e milhares de árvores também foram derrubadas pela força do tufão.
A fornecedora estatal de energia EVN informou que mais de 5,7 milhões de clientes ficaram sem eletricidade durante o fim de semana, devido à quebra de dezenas de linhas de energia. No entanto, a eletricidade foi restaurada para quase 75% dos afetados na segunda-feira.
Além disso, o tufão inundou rodovias, interrompeu redes de telecomunicações e deixou milhares de residências sem energia elétrica, exacerbando o caos na região. As equipes de emergência continuam a trabalhar para lidar com as consequências do desastre e prestar assistência às áreas mais atingidas.
As autoridades continuam monitorando a situação e alertam para possíveis novos desastres naturais enquanto o país se recupera dos impactos devastadores do supertufão Yagi.