Vídeo: torre de 650 anos desaba na China e turistas escapam por pouco

A área foi isolada e equipes dos departamentos de segurança pública atuam no local. A causa do acidente está sob investigação.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 21 de maio de 2025 às 10:41

Imagens mostram o momento que a torre desaba, espalhando uma nuvem de poeira no local. 
Imagens mostram o momento que a torre desaba, espalhando uma nuvem de poeira no local.  Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A Torre de Tambor, construída há 650 anos no Condado de Fengyang, na cidade de Chuzhou, na China, desabou nesta segunda-feira (19), assustando turistas que no momento da queda do monumento se afastaram rapidamente. Não houve feridos.

Vídeos publicados nas redes sociais, mostram o momento que a torre desaba, espalhando uma nuvem de poeira no local. Os turistas se afastam do local assim que o colapso da torre tem início. A área foi isolada e equipes dos departamentos de segurança pública atuam no local. A causa do acidente está sob investigação.

Uma das testemunhas relatou que, antes do acidente, estava em uma loja na entrada da torre quando ouviu o som agudo de telhas caindo. “Felizmente, naquele momento, não havia ninguém na praça e ninguém ficou ferido. Se fosse um pouco mais tarde, haveria muitas crianças saindo para brincar depois do jantar”, disse a testemunha.

A torre foi construída em 1375, sendo a maior construção de tambores existente na China, segundo a mídia local. Sua base remanescente é a maior do tipo na China, com 72 metros de comprimento e 15,8 metros de altura. A parte superior do edifício foi reconstruída em 1995 e, em setembro de 2023, foi iniciado um projeto de renovação no valor de 3,41 milhões de yuans (cerca de US$ 470 mil).