Vulcão na Etiópia entra em erupção após 12 mil anos inativo

A última atividade registrada ocorreu no fim da última era do gelo, tornando o episódio raro e histórico.

Publicado em 24 de novembro de 2025 às 15:22

A última atividade registrada ocorreu no fim da última era do gelo, tornando o episódio raro e histórico.
A última atividade registrada ocorreu no fim da última era do gelo, tornando o episódio raro e histórico. Crédito: Reprodução

O vulcão Hayli Gubbi, no nordeste da Etiópia, entrou em erupção neste domingo (23) após cerca de 12 mil anos de silêncio, segundo o Programa Global de Vulcanismo da Smithsonian Institution. A última atividade registrada ocorreu no fim da última era do gelo, tornando o episódio raro e histórico.

Localizado na região de Afar, a 800 km de Addis Abeba e próximo à fronteira com a Eritreia, o vulcão fica no Vale do Rift,  área marcada por intensa atividade geológica. Especialistas, como o vulcanólogo Simon Carn, da Universidade de Michigan, confirmam que não há registros de erupções do Hayli Gubbi no período do Holoceno.

O Centro de Observação de Cinzas Vulcânicas de Toulouse (VAAC) informou que a erupção lançou colunas de fumaça que atingiram 14 km de altura, espalhando cinzas pelo Iêmen, Omã, Índia e norte do Paquistão. O episódio durou algumas horas e cessou no mesmo dia.

Vídeos que circulam nas redes mostram nuvens densas de fumaça subindo do vulcão. Até agora, não há registro de vítimas, e autoridades locais ainda não se pronunciaram sobre possíveis deslocamentos de moradores, a região é remota e pouco habitada.