Publicado em 7 de abril de 2023 às 16:27
Muitos clientes procuraram a empresa Fully Viagens Ltda, com sede em São Paulo, para comprar pacotes de viagens e tiveram problemas nos últimos dois anos. Eles denunciaram a falta de comunicação e o calote sofrido pela agência.>
A empresa, segundo os denunciantes, costuma seguir um modus operandi. Poucos dias antes da viagem, entra em contato com o cliente por e-mail para anunciar o cancelamento, em algumas ocasiões sem a possibilidade de reembolso. Condições climáticas e baixa adesão costumam ser as justificativas oferecidas.>
Com estadia em pousadas e hostels e transporte em ônibus fretado, a agência oferece pacotes para finais de semana e feriados que podem ser adquirido pelo site. Arraial do Cabo, Ubatuba, Paraty, Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Ilhabela e Curitiba são alguns dos destinos disponíveis. >
De acordo com um levantamento da reportagem, com dados disponibilizados pelo Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo), já foram registradas 465 reclamações contra a agência de viagens entre janeiro de 2022 e março de 2023 por problemas, por exemplo, na cobrança, no contrato e no atendimento.>
Uma das denuncias foi feita pelo editor de vídeo Girleans Fernandes de Almeida, ele conta que em novembro do ano passado, após a Black Friday, comprou um pacote com uma amiga para Búzios e Arraial do Cabo pela Fully Viagens. A expectativa da dupla era curtir o feriado de Carnaval, embarcando dia 17 de fevereiro. Entretanto, eles não conseguiram conhecer o litoral fluminense. >
'Três dias antes da viagem, minha amiga ligou desesperada contando que tinham cancelado a viagem. Acabaram com o meu Carnaval', desabafa Girleans. Na ocasião, a empresa afirmou que não atingiu o quórum mínimo de 35 passageiros para fechar o ônibus fretado. De acordo com o contrato de prestação de serviços de turismo da agência, caso a viagem não se realize por esta razão, o valor integral será restituído ao comprador. Entretanto, desde o cancelamento, o editor de vídeo luta para recuperar R$ 960.>
Como a empresa parou de responder as mensagens de WhatsApp e e-mails, Girleans conta que procurou o escritório, localizado na região da Casa Verde, zona norte da capital, porém não encontrou nenhum funcionário por lá. Diante desse cenário, um boletim de ocorrência por estelionato foi registrado pela Delegacia Eletrônica e encaminhado ao 13° Distrito Policial, que atende a área.>
Em nota, a Fully Viagens afirmou que trabalha desde 2006 a favor do turismo nacional e que as cláusulas de cancelamento estão no contrato da empresa. A companhia explicou que tem funcionários que trabalham diretamente com estornos e que cada caso deve ser analisado individulamente de acordo com a legislação.>
'Todo cancelamento ou remarcação é feito com 10 a 7 dias de antecedência por baixa adesão. Somente em casos extremos de condições climáticas (como por exemplo: o ocorrido com Capitólio no início de 2022 ou o de Ubatuba agora em 2023) são feitos em menos tempo que isso. Tudo é enviado de forma automática, por e-mail, para o usuárioprincipal que fez a reserva. O que muito acontece é de o usuário principal não repassar as informações aos outros passageiros do pedido', ainda se justificou a agência.>
Com informações do R7>