Conheça as gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia

As gêmeas siamesas Lara e Larissa nasceram na capital goiana, unidas pelo tórax, abdômen e bacia. As meninas estão internadas em estado grave, porém estável, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por isso, ainda não há previsão de uma cirurgia de separação. As meninas estão sendo acompanhadas pelo cirurgião...

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 16:25

As gêmeas siamesas Lara e Larissa nasceram na capital goiana, unidas pelo tórax, abdômen e bacia. As meninas estão internadas em estado grave, porém estável, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por isso, ainda não há previsão de uma cirurgia de separação.

As meninas estão sendo acompanhadas pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil. Segundo ele, juntas, elas pesam 3,6 kg. Kátia é casada e tem uma filha, de 6 anos.

O médico Zacharias Calil é especialista em casos de gêmeos siameses e pioneiro no procedimento de separação de siameses em Goiás. Ele contou que o quadro clínico das recém-nascidas mudava a cada minuto e, por detalhes, piorava, tornando o período um desafio para os profissionais.