Coreia do Norte testa novo tipo de míssil hipersônico com combustível sólido

A Coreia do Norte protagonizou mais um episódio de tensão no domingo, 14, ao lançar um novo tipo de míssil balístico hipersônico. O dispositivo é alimentado por combustível sólido e com ogiva manobrável. O disparo foi detectado pela Coreia do Sul e é o primeiro com esse tipo de armamento realizado pela capital...

Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 18:42

A Coreia do Norte protagonizou mais um episódio de tensão no domingo, 14, ao lançar um novo tipo de míssil balístico hipersônico. O dispositivo é alimentado por combustível sólido e com ogiva manobrável. O disparo foi detectado pela Coreia do Sul e é o primeiro com esse tipo de armamento realizado pela capital Pyongyang.

Uma declaração da agência oficial KCNA indicou que o dispositivo estava 'carregado com uma ogiva hipersônica manobrável', cujo objetivo era testar e 'verificar as capacidades de voo' e 'a confiabilidade do novo motor de combustível sólido'.

A agência ainda afirmou que o teste não 'afetou a segurança de nenhum país vizinho'.

O teste bélico aumenta as tensões na região após Pyongyang realizar manobras de exercício de artilharia com munições reais. A situação preocupa que a Coreia do Norte esteja disposta a disputar posições sobre a região.

Com informações da Exame.