Publicado em 7 de junho de 2024 às 09:53
A Reino Church, situada em Balneário Camboriú (SC), está enfrentando uma onda de críticas nas redes sociais devido ao uso de expressões em inglês e à venda de energético de marca própria. Internautas têm questionado a instituição religiosa, acusando-a de estar 'desconectada do evangelho' e frequentada apenas por uma elite financeira.>
As críticas ganharam força após a divulgação de um vídeo feito por uma frequentadora, no qual ela expõe a rotina das 'reuniões' na igreja. Nas imagens, os fiéis são recebidos com alimentos e bebidas em longas filas antes de participarem das pregações, em um ambiente que remete mais a uma casa de shows, com luzes neon coloridas.>
No X (Twitter), uma usuária comentou: 'Demorei um tempo para perceber que era uma igreja e não uma startup da Faria Lima'. Outra usuário mencionou que o templo religioso não conta com um 'pastor', mas sim com um 'coach de fé'. Termos como 'linkedização', 'igreja de rico' e 'startupização' também foram utilizados nas críticas.>
Em resposta às críticas, o pastor da igreja, Eduardo Reis, classificou-as como 'bullying religioso recreativo, feito apenas pelo prazer de zombar da religião alheia'. Ele defendeu o uso de palavras em inglês, argumentando que muitos brasileiros consomem mídias e usam roupas nesse idioma, tornando essa escolha algo natural.>
Quanto ao estilo moderno e minimalista da igreja, Reis explicou que reflete a identidade de fé da instituição, contrastando com a formalidade exigida em outras denominações. Ele também rebateu os comentários sobre a suposta maioria branca e rica na igreja, afirmando que há diversidade de classes sociais e etnias, e que todos são tratados de forma igualitária.>
Com informações do O Globo>