Pesquisador brasileiro descobre homem nu e Santo Sudário em pintura de Da Vinci

Nesta semana, o pesquisador Átila Soares da Costa Filho divulgou um estudo aprofundado da pintura Ritratto di Lecco, originalmente batizado de Cristo di Lecco, do artista Leonardo Da Vinci. Em artigo publicado, o brasileiro revelou três elementos curiosos presentes da obra inacabada do italiano, morto em 1519. Medindo...

Publicado em 26 de maio de 2022 às 17:35

Nesta semana, o pesquisador Átila Soares da Costa Filho divulgou um estudo aprofundado da pintura Ritratto di Lecco, originalmente batizado de Cristo di Lecco, do artista Leonardo Da Vinci. Em artigo publicado, o brasileiro revelou três elementos curiosos presentes da obra inacabada do italiano, morto em 1519.

Medindo 24 x 16,8 cm e com 00,2 cm de espessura, o desenho em papel mostra um homem de cabelos e barbas longos, uma figura muito semelhante à de Jesus Cristo. Baseado em uma série de exames tecnológicos, Soares conseguiu identificar três elementos em meio à pintura: uma serpente, um homem nu e o Santo Sudário.

A cobra é notável na barba do personagem e, conforme Soares, estaria localizada na região, e em tamanho mínimo, a fim de mostrar a magnitude de Jesus diante de Satanás. O pesquisador também observou que o rosto do suposto filho de Deus no desenho é 'quase etéreo' e, por isso, trata-se de um Jesus 'espectral'.

No cabelo do esboço, Soares também identificou um homem nu, que estaria modelando o Sudário na cabeça de Cristo. O formato só é visível, porém, de cabeça para baixo.

. Crédito: .
. Crédito: .

Com informações do Metrópoles