Saiba quem é o 'dono' da página Choquei; alvo de polêmica sobre fake news e morte de jovem

A página Choquei, administrada pelo fotógrafo goiano Raphael Sousa, está no centro de uma polêmica após ter compartilhado notícias falsas que apontavam a jovem Jéssica Canedo como affair de Whindersson Nunes. A jovem morreu aos 22 anos após uma série de ataque sofridos nas redes sociais. Raphael Sousa abandonou o...

Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 11:51

Raphael Sousa abandonou o curso de publicidade e propaganda para cuidar da página no Instagram, segundo consta em texto divulgado à imprensa. Porém, o perfil acabou virando um negócio, apesar de não ter sido criado com esse objetivo. A página acumula mais de 21 milhões de seguidores, mas perde seguidores desde sua última publicação, chegando a 20 milhões na manhã desta terça-feira, 26. Ao longo dos últimos anos, segundo o próprio criador, a conta recebeu patrocínio de grandes marcas, a exemplo de Burger King, Budweiser e Zé Delivery.

Em 2014, quando criou o perfil, Raphael já conseguia vender publicidade para pequenas lojas e influenciadores digitais. Porém, com o crescimento do projeto, no entanto, ele fez parte do Banca Digital, braço do Mynd8, de onde saiu há cerca de dois anos. Os primeiros famosos a se aproximarem de Raphael, segundo ele, foram Wesley Safadão, a então dupla Simone e Simaria e o influenciador digital Carlinhos Maia. 'Eles apoiaram mandando mensagem, incentivando.'

Com o passar do tempo, o alcance foi aumentando e comecei a ter contato com artistas, para fazer publicidade de clipes e vídeos, cobertura de eventos. A página privilegia a publicação rápida e a replicação de conteúdos apurados por veículos tradicionais de imprensa, nem sempre com a explicação do contexto. Tudo acompanhado de chamadas acompanhadas por palavras como 'Urgente' e 'Grave'.

Em entrevista concedida ao podcast Barbacast em 2023, Raphael destacou que a página não assume o compromisso de procurar o 'outro lado' (apurar com as partes mencionadas se a informação é procedente). Na ocasião, ele disse: 'A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Isso aí é papel para jornalista (buscar o outro lado).' O perfil comandado pelo fotógrafo deu início a uma cobertura controversa da Guerra na Ucrânia, em Israel e também atuou como influenciador pró-Lula durante as eleições de 2022. Segundo a revista Piauí, à época, a primeira-dama Janja se tornou uma fonte do fotógrafo durante as eleições.

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