Telescópio Espacial James Webb registrou o planeta Saturno e imagens impressionam; veja

O Telescópio Espacial James Webb capturou neste domingo, 25, imagens impressionantes do Planeta Saturno. As imagens brutas chamaram bastante atenção na web, por mostrar os anéis do planeta em evidência. Segundo o Twitter @Astrnomiaum, as imagens divulgadas neste domingo são registros brutos, sem qualquer tratamento de...

Publicado em 25 de junho de 2023 às 22:25

O Telescópio Espacial James Webb capturou neste domingo, 25, imagens impressionantes do Planeta Saturno. As imagens brutas chamaram bastante atenção na web, por mostrar os anéis do planeta em evidência.

Segundo o Twitter @Astrnomiaum, as imagens divulgadas neste domingo são registros brutos, sem qualquer tratamento de imagem, o que explica o grande feixe de luz vistos nas fotografias tiradas pelo Telescópio James Webb.

'É uma imagem bruta, sem tratamento! Os ruídos de Pixel + seleção de filtro fazem o planeta desaparecer. Essa imagem mostra apenas um conjunto de anéis flutuando no espaço sideral'

Veja:



O Telescópio

O Telescópio Espacial James Webb está localizado a aproximadamente 1.500.000 quilômetros da Terra, no ponto Sol-Terra L2 Lagrange, orbitando ao redor da Terra e do Sol, estando em uma distância ainda maior que a Lua, que está a 384.400 quilômetros da Terra.

Essa localização foi escolhida de maneira estratégica para a observação dos comprimentos de onda de luz do infravermelho, sendo necessário que ele esteja abaixo da temperatura de  −223 ºC, para que seus detectores estejam afastados da luz solar e da emissão térmica terrestre e, ainda assim, que consiga manter comunicação com a Terra.

. Crédito: Telescópio Espacial James Webb - Foto: Reprodução/Brasil Escola UOL

O Telescópio Espacial James Webb (JWST), é um telescópio espacial projetado pela Nasa em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadiana (CSA) e foi construído para substituir o Telescópio Espacial Hubble.

O seu desenvolvimento foi pensado para responder aos questionamentos sobre a formação do universo, a existência de planetas habitáveis, a evolução de galáxias, estrelas, buracos negros e sistemas planetários e investigar com profundidade os exoplanetas.