Vídeo: Mulher negra é morta a tiros por policial dentro de casa, nos Estados Unidos

As autoridades disseram que Sonya havia ligado para o 190 para relatar um suposto intruso.

Publicado em 24 de julho de 2024 às 13:11

Momento que a mulher foi morta pelo policial.
Momento que a mulher foi morta pelo policial. Crédito: Reprodução

Uma mulher negra foi morta a tiros por um policial dentro de sua casa, após ligar para a emergência em Illinois, nos Estados Unidos. O caso aconteceu em 6 de julho, mas as imagens da câmera de segurança que registrou o assassinato, só foram liberadas pela polícia estadual na última segunda-feira, 22. A morte da vítima, identificada como Sonya Massey, 36 anos, chocou os Estados Unidos.

Segundo informações, Sonya foi baleada por conta de uma panela com água fervendo. Nas imagens, é possível ver que Sonya estava desarmada e pediu desculpas ao policial segundos antes de levar três tiros. As imagens são fortes.

O policial que matou Sonya se chama Sean Grayson e foi indiciado na semana passada por um grande juri de Illinois. Ele se declarou inocente das acusações de homicídio em primeiro grau, agressão agravada com arma de fogo e má conduta oficial. O policial foi demitido na semana passada e está preso na Cadeia do Condado de Sangamon sem fiança. Se condenado, ele enfrenta penas de prisão de 45 anos a perpétua por homicídio, 6 a 30 anos por agressão e 2 a 5 anos por má conduta.

As autoridades disseram que Sonya havia ligado para o 190 para relatar um suposto intruso. Os dois policiais responderam ao chamado pouco antes da 1h da manhã (horário local) de 6 de julho em sua casa em Springfield, 322 quilômetros a sudoeste de Chicago. Sonya Massey levou três minutos para abrir a porta, depois que os delegados bateram, e ela imediatamente disse: "Não me machuquem."

Os agentes andaram ao redor da casa, mas não avistaram ninguém pelo terreno. Eles encontraram um SUV preto com vidros quebrados na entrada, que Sonya não soube responder quem era o dono. Ela também parecia confusa enquanto conversava na porta e repetiu que precisava de ajuda.

Durante a abordagem, os policiais pediram para que a mulher mostrasse um documento de identificação e os três entraram na casa de Sonya para ela procurar pelo documento. Dentro da casa, os oficiais pareciam impacientes enquanto ela se sentava no sofá e vasculhava sua bolsa enquanto eles pediam sua identificação para completar um relatório antes de sair. Então Grayson apontou uma panela sobre uma chama no fogão.

A situação ficou tensa quando Sonya manuseava a panela. Ela e Grayson pareciam rir juntos sobre sua panela de "água fervendo" antes de ela dizer inesperadamente: "Eu te repreendo em nome de Jesus."

"É melhor você não fazer isso ou eu juro por Deus que vou atirar no seu rosto." Ele então puxou sua pistola 9mm e exigiu que ela largasse a panela. Sonya se abaixou e se levantou brevemente, o que fez o policial disparar em sua cabeça. Quando o disparo aconteceu, Grayson ainda estava na sala de estar, de frente para Sonya e separado por um balcão que dividia a sala de estar e a cozinha. Os promotores disseram que a separação proporcionava ao policial tanto "distância quanto cobertura relativa" da mulher e da panela de água quente.

Outro agravante para o policial foi que, após o disparo, Grayson desencorajou seu parceiro de pegar um kit médico para salvar a mulher. "Você pode pegar, mas é um tiro na cabeça", disse ele. "Não há nada que você possa fazer, cara”. Observando que Massey ainda estava respirando, ele cedeu e disse que também pegaria seu kit. O outro delegado disse: "Podemos pelo menos tentar parar o sangramento."

Grayson disse aos policiais que responderam: "Ela tinha água fervente e veio até mim, com água fervente. Ela disse que ia me repreender em nome de Jesus e veio até mim com água fervente."

O promotor do caso disse que Sonya Massey havia passado por tratamento para problemas de saúde mental recentemente. Ele observou que ela invocou o nome de Deus desde o início do encontro e pediu sua Bíblia depois que os delegados entraram.

O caso está sendo investigado.